HÁ POR AÍ UNS MONSTROS AMARELOS, VERDES E AZUIS.

Comecei a vê-los, há uns anos atrás, em apenas alguns locais! Estavam sempre três. Mas ainda eram poucos por aí....
Um gajo no ínicio tinha um certo receio, desses monstros, e nem se aproximava muito. Via-se um ou outro tipo mais valente a por-lhes a mão...
Agora ja se vêm em qualquer lado e sempre os três juntos. Perderam a vergonha de aparecer, talvez! A malta começou a habituar-se, à sua presença, e começaram a aparecer heróis que lá iam ter com eles e levavam sacos, donde tiravam garrafas, latas, plásticos e papéis e metiam-lhes na boca.
Eu também queria ser Herói! Então informei-me sobre como fazer para me aproximar e distribuir objectos a esses Monstros.
Rapidamente me habituei e todas as semanas lá vou colocar mais qualquer coisa na bocas do AMARELO, do VERDINHO e do AZULÃO, como carinhosamente os trato.
A esta actividade chamamos RECICLAGEM.
É um processo que começa em casa, com a separação das embalagens usadas por tipo de material: plástico e metal, papel e cartão, vidro e madeira; passa por um centro de triagem e acaba num produto reciclado.


Já la vão alguns anos desde que começei a minha aventura pela reciclagem.
Um dia destes à noite lá ia eu - Herói do Ambiente - levar mais uns objectos ao AMARELO ao VERDINHO e ao AZULÃO, quando um amigo me interpelou, rindo-se, dizendo:
«para que é que fazes a separação do lixo, pá?» - e continuava a rir-se!!!
Ora, eu estupefacto e simultâneamente irado - com uma pergunta destas em pleno século XXI, vi o meu amigo transformado num australopithecus - respondi:
«logicamente vou depositar no Ecoponto, não é!!!???
«não te adianta de nada. os colectores de lixo vão mistura-lo com o lixo comum e nunca o teu esforço vai dar resultados»
Eu refutei tal acusação, por que não acreditava que a minha Câmara, permitisse tal barbaridade.
Mas a prova dele foi mais forte, quando me levou no dia seguinte, e me mostrou o gigantesco e nauseabundo cocktail de lixo.

Mas eu não desisto por que sou um Herói do Ambiente!